5.4.08

Pintura Mural - APUEL

Projeto entrega murais na APUEL e quer interferir no visual de Londrina


Um dos murais pintados na APUEL: “arte de interferência pública”

O Projeto de Pintura Mural na Paisagem Urbana Londrinense, projeto de extensão coordenado pelo professor Fernando Augusto dos Santos Neto, do Departamento de Artes do CECA, concluiu e está entregando os três primeiros murais que foram pintados na APUEL – Associação do Pessoal da UEL.

São três murais: um de 2,30 por 5 metros, em frente ao campo de futebol; um no parquinho infantil, de 1,50 por 7 metros; e o terceiro usando todo o muro ao lado da piscina com 1,40 de altura por cerca de 30 metros de comprimento. Trabalharam na pintura desses murais cerca de 15 pessoas, sendo três professores: Sheila Souza, Danillo Gimenes Villa e Fernando Augusto.

As atividades tiveram início em maio com a divulgação da proposta e da filosofia do projeto e a elaboração dos três primeiros murais.

“O projeto, com essa filosofia, é novo em Londrina. O objetivo é fazer da pintura uma arte de interferência pública. Até agora a atividade mural em Londrina se restringiu a muros pintados por crianças. A filosofia do projeto Mural é fazer uma pintura reflexiva contemporânea nesses espaços públicos”, explica o coordenador.

O mural deve ficar pintado por pelo menos um ano. Os participantes do projeto entram com o trabalho, e buscam patrocínio para os custos. Os três primeiros murais tiveram o patrocínio da Reginato Tintas, no total de R$ 400,00 em tintas.

O próximo mural deverá ser na Biblioteca Central da UEL e os integrantes do projeto já estão discutindo o local e a forma do trabalho. O projeto Mural não pretende ficar restrito aos espaços relacionados a Universidade, mas sim chegar ao centro e a periferia da cidade, interferindo na visualidade de Londrina, criando pinturas em muros particulares e de instituições públicas.

O professor explica que em primeiro lugar é feito um contato com o interessado para discutir que forma vai ser dada para o espaço. Depois são elaborados três projetos e apresentados ao proprietário para definição. “Este projeto pode se tornar uma atividade sem fim, uma atividade artística de criação permanente, ultrapassando a atividade da pintura de ateliê, discutindo a questão da pintura hoje e levando a pintura para as ruas. Ele possibilita realizar a pintura no próprio espaço urbano, o que seria a melhor atualização da pintura no contexto contemporâneo. A gente ganha enquanto professor e aluno com a experiência da pintura fora de ateliê e a cidade e a população recebe esse tipo de trabalho”, completa.

Para Tadeu dos Santos, colaborador do projeto, “a intervenção estimula a reflexão e ao mesmo tempo intervém propondo uma grande pergunta a população. A população vem saber o que a gente está fazendo e porque. Na APUEL os freqüentadores participaram do trabalho, alguns sem fazer perguntas e outros dando depoimentos. A curiosidade fazia com que as pessoas, mesmo ocupadas, no caso dos funcionários, voltassem de vez em quando para ver como ia indo o trabalho, o que estava sendo feito. O projeto criou curiosidade sobre o que é arte”, explica.

Para a professora Sheila, “a relação do mural com a cultura contemporânea é a necessidade da arte sair dos espaços fechados das galerias, dos museus e estar mais próxima das pessoas, trazendo reflexão sobre o caráter elitista da arte que está sendo repensado na arte e cultura contemporânea”.

Os interessados em participar do projeto Mural devem entrar em contato com o Departamento de Artes, telefone 3371-4498.

Nenhum comentário: